Em 1982, no meu caminho à Austrália, fiz escala em Honolulu, na ilha do Havaí. Lamentei não ter tido tempo de visitar a histórica Pearl Harbor e seu monumento, mas, para grande surpresa minha, quando o grande Jumbo da United Airlines levantou voo do aeroporto, a primeira coisa que vi da janelinha foi o grande monumento, nitidamente, construído sobre um dos navios que os japoneses abateram. Hoje, ouvindo pela BBC sobre o acontecimento que fez com que os EUA entrassem na II Guerra, mostrando inclusive o famoso monumento, foi citado que a maioria dos turistas que o visitam atualmente é constituída exatamente por japoneses.
De Wikipedia:
O ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, foi executado de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do exército americano e a força aérea da Marinha.
O ataque danificou ou destruiu 21 navios e 347 aviões, matando cerca de 2403 pessoas e ferindo outras 1178. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações.[1]
O ataque marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial[2] e o início da Guerra do Pacífico, ficando conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor, embora o nome mais comum seja Ataque a Pearl Harbor ou simplesmente Pearl Harbor.
__________________________
L i n k
Nenhum comentário:
Postar um comentário