quinta-feira, 21 de julho de 2016

Um McDonald's que nos transporta aos anos 50 (Golden Years)


Um McDONALD'S que nos transporta aos anos 50 (Golden Years)


O McDonald's mais ao norte do mundo fica em Rovaniemi, aqui na Finlândia. Entrei rapidamente só para pegar este cartão e fotografá-lo no seu exterior, naquele mesmo padrão de prédio.



O mais interessante, no entanto, ao meu ver foi este que visitei há poucos dias. Fica na rua Mannerheim na capital Helsinki. O que vem dentro dos hamburgers não vem ao caso, mas a decoração criativa deste "Méqui"...

No franchising, existe o franqueador e o franqueado. O franqueador é a entidade dona da empresa, que concede o direito da utilização da marca. O franqueado é a pessoa ou grupo que deseja abrir a franquia. Todas as condições são estabelecidas no contrato entre o franqueador e franqueado(Google).

Conversei com a pessoa franqueada, uma senhora da Sérbia, que se mostrou feliz que eu fotografara o seu estabelecimento. Mais ainda quando elogiei a sua decoração dos "anos dourados", que, vim a saber, fora doada por seu pai, certamente um contemporâneo meu com quem me identifico por gostar e, no caso dele, colecionar coisas de sua juventude!


Franquia, franqueador, franqueado... o certo é que, pela bolsa do Titanic, o Franke andou por aqui. 
2€ o queijo duplo... mais barato no Brasil?


Enquanto esperava minha filha,  que estacionou no local por uns instantes, fui explorar o McDonald's diferente, seu exterior um posto de gasolina.


E as árvores outonais também em Helsinki.


Abaixo, minhas fotos do local, com um apelo forte aos tempos da minha juventude...


O sabor moderno do que é servido faz uma combinação gostosa com o que é visto de antigo nas paredes.











Hora de ir embora...


Como o local está em reforma, a dona convidou-me a voltar quando estiver pronto e certamente com mais novidades da década de 50. Quem sabe um dia volto com minha filha e netos para uma refeição no "Méqui", para mim coisa bem rara.

__________________


L i n k s

A maxi-doação do McDonald's ao Salvation Army nos EUA:



Nos embalos dos anos 50, enfocando Elvis Presley e Pat Boone:



Discos 78 rpm, Long Plays... uma meditação do meu livro "Edificação Diária" dentro deste contexto:



The last but not the least...


Um hobby caro mas comum no verão da Finlândia... donos de conversíveis americanos, bem conservados, saem às ruas, ambos, carros e donos, para "tomar sol".  Não raro, unem-se em uma cidade e fazem carreatas. Foto de um Chrysler 1946 (Google).


Algo também comum por aqui, nas vitrines os donos da loja expõem antigos brinquedos que lhe pertenceram ou aos seus pais.



Não vamos tão longe... esta parafernaliazinha enfeita o meu lado no quarto, em cima da minha cômoda! O desodorante inglês Brutt quase no finzinho. Junto a um tubo vazio de Voltaren, que precisei comprar em Israel, em sueco
 "Gud kan göra ont till gott"= Deus pode tornar o mal em bem.

____________________

Basta clicar:


1 Comments:

  • Muito legal, Paulo ! Em 93, estive em Chicago com os dois filhos mais velhos e estivemos em um McDonalds no centro da cidade. As paredes eram cobertas com fotos e objetos de Elvis Presley, uma loucura ! Entao a moda pegou ! kkk... Os precos variam de 6,50 reais (um pequenino cheesburguer) ate' uns 15 reais. Os 'combos' ja' custam bem mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário