sábado, 6 de agosto de 2016

SALADA OLÍMPICA 1 - SalAdA oLíMpIcA 1






O boné que comprei recentemente na Grécia, berço dos jogos olímpicos;
 vou usar hoje, depois vai depender...


Na Finlândia a abertura dos jogos olímpícos aconteceu das 02h00 da madrugada até 06h00 da manhã e, para vencer o sono, resolvi fotografar alguns lances que me interessavam, o que me manteve acordado.


Maracanã... quem te viu e quem te vê!



Uma abertura que não envergonhou o Brasil, pelo contrário.






Giselle Bundchen, a top model gaúcha.


Finlândia!



Obrigado pela foto da Rede Globo, Damione!


Abram alas, que aí vem... Israel!!






Ilhas Salomão, para homenagear meu amigo Max, que vive em Hämeenlinna


Mais uma da distante ilha perto da Austrália.


Momento apoteótico... BRASIL!!





A tocha!


Parabéns, Rio de Janeiro, abertura nota 10!

OOOOOOOOOOOOOOOO



Nosso amigo Petter assistiu à abertura na Nova Zelândia tomando Guaraná com sua família!
A primeira foto que vi no Facebook na manhã seguinte, usada com permissão.

OOOOOOOOOOOOOOO
.

A propósito do Maracanã

Em 1989, antes de irmos para o país das "neves" pela primeira vez, eu quis levar meus filhos a lugares que os fizessem lembrar a terra natal deles, o Brasil...


... um deles foi verem as majestosas quedas da Foz do Iguaçu...


... o segundo foi levar meu filho ao Maracanã e às quedas de papel higiênico das arquibancadas.


Ainda guardo o selo de meu pai, comemorativo à sua inauguração em 1950...120,00 cruzeiros. Conto mais a seguir e não deixe de ficar a par de algo altamente curioso no final desta postagem, um vídeo de Leo Batista...

________________________________

R E V E N D O...


20 junho, 2014



3. COPA... Estádios que conheci pelo mundo afora!


Eu pensava que havia assistido a esta partida acima no Maracanã com meu filho, mas ele me corrigiu: assistimos a um Fla-Flu, também da despedida do Zico do Brasil, no mesmo mês de fevereiro de 1990, antes de embarcarmos para a Finlândia. Estávamos em um apartamento no Grajaú cedido gentilmente pelo pastor-médico-cantor Paulo Cesar Brito. Tendo levado a família para conhecer as Cataratas do Iguacu, quis levar meu filho ainda criança para conhecer o maior estádio do mundo, que víamos da janela do nosso apartamento emprestado.



... Seria algo de que nunca ele esqueceria na vida, entrar no estádio Mário Filho e assistir a uma partida, como de fato nunca se esqueceu, conforme nossa conversa pelo Skype no domingo passado.



E ele acrescentou algo mais: em vez de comprar a entrada para a arquibancada, enganei-me e comprei para a geral!! Estávamos, em pé, diante dos jogadores em ação, mas sujeitos a "recebermos" tudo o que fosse objeto lá de cima, o que felizmente não aconteceu. Lembro-me somente de centenas de rolos de papel higiênico sendo atirados das arquibancadas na geral e mesmo no campo. Este dois rolos de fato não dizem respeito ao Maracanã e ao Maracanãzinho, embora pareçam, mas aos papéis como "Neve" embranquecendo todo o verde campo!



Quando trabalhei em Brasília, no início dos anos 70, gostava de encher a Kombi do ES de jovens e sair a fazer campanha evangelística ou mesmo passear. Quando visitamos Belo Horizonte, o jovem Pedro Moulin e o saudoso Eldsmond Cândido mostraram-nos o Mineirão.



Em 1978 conheci o estádio Wembley, em Londres, onde foi realizado o grande rally do Congresso dos 100 anos do nome Exército de Salvação/The Salvation Army. As demais atividades do grande evento foram no Teatro de Arena de Wembley, Royal Albert Hall e em diversos outros locais.



Trabalhávamos em Portugal naquele ano, assim fotografei antes do grande rally no estádio Wembley colegas participantes do Brasil, Finlândia (sem imaginar que um dia viveríamos neste país onde nasceu minha esposa) e mesmo o casal Grangeia, de Lisboa, que Deus tem abençoado com uma  vida longa!



Vivendo em Lisboa, passava de "carrinha" ou de "autobus" pelo estádio do Benfica (De uma amiga daquele tempo:
Esse estádio de 1978 já não existe mais, deu origem ao estádio da Luz. Quando foi o Euro 2004 organizado em Portugal tivemos que construir muitos estádios novos, mas é no mesmo lugar e do mesmo clube. Tereza)



No estádio do Morumbi, em São Paulo, não assisti a nenhuma partida de futebol, mas a campanhas evangelísticas de Billy Graham e de Jimmy Swaggart.


Estádio do Pacaembu, que me traz lembranças de somente passar por ele muitas vezes, ouvindo a Jovem Pan no rádio da... Kombi.


Em anos mais recentes, viajando ao Brasil pela Ibéria, fiz um tour pela belíssima Madrid e naturalmente foi-nos mostrado, não me lembro do palário real, mas sim o Real Madrid.


E no início deste ano, viajando pela primeira vez aos países do Plata, na turnê em Montevidéu vi o estádio Centenário, perto da famosa Carreta, que me chamou mais a atenção do que o estádio em si (veja uma notícia muito interessante ligada a este estádio no final desta postagem!).

________________

The last but not the least


O estadio do Clube Pelotas ou Boca do Lobo é conhecido desde meu tempo de menino, pois fica na Av. Bento Gonçalves, onde minha família morou durante muito tempo. A foto é atual e pode-se ver à esquerda a Igreja Luterana e a Praça Julio de Castilhos, onde brincávamos; à direita o quartel da Brigada Militar e o McDonalds!
O estádio Bento Freitas, do EC Brasil de Pelotas-RS, fundado em 1911, que conheci muito bem e pelo qual torcia. Meu colégio fazia ginástica às vezes neste estádio, aliás, jogava futebol e no time um desastrado de primeira: eu.


Uma amiga que foi radialista conseguiu-me esta foto histórica. É bem provável que tenha sido este
exato time que fez uma proeza digna de ser assistida no video abaixo: o G.E. Brasil, de Pelotas, venceu a seleção do Uruguai em um amistoso no estádio Centenário, em Montevidéu, meses antes de esta ter derrotado a seleção do Brasil (não é trocadilho, não, é fato!).










Distintivo conhecido desde a infância, mas do que aconteceu em 1950, na inauguração do Maracanã, quando eu tinha 7 anos, eu nunca tinha ouvido falar!!

Curta o vídeo narrado de forma entusiasta por Leo Batista:

https://www.youtube.com/watch?v=aG1u4CsuvP4


'
Selo comemorativo da Copa de 1950, quando o Maracanã foi inaugurado e o Brasil perdeu para o Uruguai... uma derrota dolorida sobre a qual até hoje se fala.

------------------------------------

C O N T I N U A:

S A L A D A   O L Í M P I C A 2

------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário